segunda-feira, 25 de abril de 2011

Windows 8 pode matar o Adobe Reader

Windows 8 pode matar o Adobe Reader
Apresentação sobre o Windows 8: o sistema operacional da Microsoft deve ficar pronto em 2012


SÃO PAULO - Uma das novidades do Windows 8, o futuro sistema operacional da Microsoft ainda em desenvolvimento, deverá ser um aplicativo para a visualização de documentos no formato PDF, o Modern Reader. Ele deve tornar desnecessária a instalação do Adobe Reader, programa quase onipresente nos PCs atuais.
O Modern Reader – nome que pode ser apenas um apelido provisório – tem aparecido em cópias não oficiais do Windows 8 que circularam na internet. O sistema operacional só deverá ficar pronto em 2012. Além de suceder o Windows 7 nos PCs, ele vai rodar também em tablets.
Em sua versão atual, ainda provisória, o aplicativo para a visualização de documentos PDF da Microsoft tem visual simples, que parece adequado ao uso num tablet. Os recursos também são básicos. Permitem variar o nível de zoom do documento exibido e também visualizar duas páginas lado a lado. Além disso, há uma coluna à direita com marcações para pular diretamente para um determinado capítulo ao ler um livro.
Se o Modern Reader funcionar bem, sua inclusão no Windows será uma boa notícia para os usuários. O Adobe Reader é um programa pesado, que pode deixar lentos os micros mais antigos. Além disso, ele baixa atualizações com frequência excessiva e adiciona um ícone à área de trabalho do Windows cada vez que é atualizado, algo que incomoda muitos usuários.
Há programas alternativos para a visualização de documentos PDF. Mas eles nem sempre exibem as páginas com 100% de fidelidade. Por isso, a maioria das pessoas prefere continuar usando o aplicativo da Adobe. Resta saber se o Modern Reader vai cumprir a tarefa de maneira satisfatória. Para isso, será preciso esperar que a Microsoft libere uma versão beta oficial do Windows 8, o que deve acontecer no segundo semestre.

Nenhum comentário: