sexta-feira, 13 de maio de 2011

Intel terá nova arquitetura para chips Atom


SÃO PAULO – A Intel já trabalha em uma nova arquitetura para seus processadores Atom, que promete ir além dos transistores 3D anunciados pela empresa.
A nova arquitetura possui o nome de Silvermont e deve estar disponível a partir de 2013. Esta será a primeira mudança na estrutura do Atom, desde o seu lançamento em 2008.
O Silvermont também trará a tecnologia dos transistores 3D, que virá empregada inicialmente nos chips Ivy Bridge em 2012, e a expectativa é que permita novos níveis de integração e performance, aumentando a eficiência energética.
Fontes ligadas ao processo informaram ao site CNET que o Silvermont deverá ser um chip SoCs (system on a chip), tecnologia que permite inserir a maior parte do core de silício em uma única peça de silício ou em um único pacote de processador.
Processadores usado em smartphones e tablets são chips SoCs, a exemplo do próximo chip Intel Atom Z760, que também seguirá essa tecnologia.
Os atuais chips Atom SoCs possuem 45 nanômetros, irão passar para 32nm ainda este ano, para que o Silvermont chegue em 2013 com a nova arquitetura prometida pela Intel. Segundo as fontes, essa nova geração poderá tirar proveito da tecnologia de 22nm e dos transistores 3D.

Nenhum comentário: