quinta-feira, 26 de maio de 2011

iPad 2 terá concorrentes de peso no Brasil

 
 
SÃO PAULO – Após dois meses do lançamento oficial do iPad 2, nos Estados Unidos, o tablet finalmente chega ao Brasil. Mas ele não estará sozinho. Outros modelos já chegaram ou devem chegar em breve e farão frente ao dispositivo da Apple.
Não há como negar o fato de que produtos da Apple geram um frenesi entre os aficionados, mas para o lançamento do segundo iPad a empresa se viu obrigada a seguir a tendência imposta por concorrentes de peso como o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab, que apostaram em processadores dual-core e acessórios multimídia em seus aparelhos.

O tablet da Motorola, o Xoom, chegou ao Brasil no mês passado por R$ 1.899 e traz muitos recursos que não estão presentes no iPad como suporte ao Flash, miniHDMI e update programado para 4G.

O iPad, na verdade, só supera seus concorrentes no quesito sistema operacional. O iOS foi muito bem desenvolvido pela Apple e agrega milhares de opções de aplicativos e utilitários para o dispositivo. Porém, o novo sistema Android Honeycomb, desenvolvido pelo Google especificamente para tablets, vem se mostrando um grande aliado para a equiparação entre esses aparelhos.

Além disso, outro problema que poderá equilibrar a oferta desses aparelhos no Brasil é a recente MP aprovada pelo governo e que reduz a carga tributária para tablets fabricados no país.

Com isso, o Motorola Xoom (que já é fabricado no Brasil), Samsung Galaxy Tab 10.1, LG Optmus Pad e o próprio iPad poderão se beneficiar, e consequentemente os usuários também, e oferecer aparelhos com preços mais competitivos no país.

Nenhum comentário: