terça-feira, 24 de maio de 2011

Microsoft apresenta novo software para celular

imagem


NOVA YORK — A Microsoft apresentou a última versão de seu software para celular esta terça-feira, numa tentativa de recuperar parte do mercado, perdido para Apple e Google.

A gigante da informática com sede em Redmond, Washington, garantiu que a última versão do sistema operacional Windows Phone, conhecido como "Mango", oferece mais de 500 novas funções.

O Mango estará disponível gratuitamente para os atuais usuários do Windows Phone 7 e estará incluído nos telefones celulares da Samsung, LG e HTC, e de suas novas parceiras, Acer, Fujitsu e ZTE, a partir do outono do hemisfério norte.

A Microsoft afirmou que está trabalhando com a sócia Nokia, grande fabricante de celulares finlandesa, no desenvolvimento de fones de ouvido para o Mango. A Nokia anunciou ainda que a partir de fevereiro vai dar início ao uso do software da Microsoft como sistema operacional dos 'smartphones'.

Mango chega ao mercado sete meses após o lançamento dos primeiros 'smartphones' que rodavam com o Windows Phone 7, que foi bem recebido pelos analistas, mas não atraiu o público.

"Há sete meses começamos a nossa missão de transformar os 'smartphones' em aparelhos mais fáceis e inteligentes para que as pessoas pudessem fazer mais coisas", afirmou Andy Lees, presidente de Comunicações Móveis da Microsoft, que apresentou o Mango aos jornalistas num evento realizado em Nova York.

"Com o Mango, o Windows Phone dá um grande passo redefinindo a forma que as pessoas se comunicam e usam os aplicativos e a internet, oferecendo melhores resultados com menos esforços", disse Lees.

Mango usa o navegador Internet Explorer 9 e tenta simplificar a experiência de usar um 'smartphone'.

A Microsoft afirma que Mango organiza a informação "sobre a pessoa ou os grupos de pessoas com as quais queremos interagir sem precisar de nenhum aplicativo para isso".

Ele permite aos usuários a alternar o chat de texto entre o Facebook e o Windows Live Messenger, além de integrar as mensagens do Twitter e LinkedIn.

Espera-se que até o fim do ano, o sistema operacional da Microsoft para celulares alcance 5,6% do mercado de 'smartphones', e em 2012 cresceria 10,8%, segundo estimativas da empresa de pesquisa em tecnologia Gartner.

Nenhum comentário: