terça-feira, 31 de maio de 2011

Samsung lança o fininho Série 9 no Brasil


A corrida pelo mercado dos notebooks ultrafinos está cada vez mais quente. Depois do MacBook Air arrasar com a sua finura e rapidez, chegou a hora de a Samsung dar a resposta. Para isso, em coletiva, a Samsung anunciou a chegada do Série 9 ao mercado brasileiro.



À primeira vista, o que mais impressionou no INFOlab foi a finura do bichinho. A espessura é de apenas 18 milímetros – contra os 19 mm do MacBook Air, da Apple. O que espanta mais é a espessura da tela, de apenas 6 mm.

Fora o design, ele também agradou nesse primeiro contato. Com um processador Intel Core i5 de segunda geração com clock de 1,4 a 2,3 GHz combinado com um SSD de 128 GB, ele tem um tempo de inicialização ótimo. Em menos de 30 segundos o Windows 7 está carregado (é claro que a falta de programas e arquivos no SSD colabora com a rapidez). Além disso, ele é ágil de maneira geral.

Ele tem resolução máxima de 1366 x 768 pixels, com o processamento de vídeo feito por uma Intel HD Graphics 3000 integrada ao processador – o que é um de seus primeiros pontos negativos. Seria interessante uma placa offboard com a opção de uma resolução maior para o Série 9.

Falando em conectividade, ele vem com Wi-Fi, Bluetooth, porta miniUSB 3.0, duas portas USB 2.0, miniHDMI, jack P2 e leitor de microSD. Apesar da ausência de uma porta Ethernet, ele vem acompanhado de um adaptador para que um cabo de rede seja usado em uma das portas USB. Com isso, a conexão se torna possível, mas o desperdício de uma USB pode ser alvo de reclamações.

Alguns detalhes interessantes de usabilidade são um touchpad grandão e confortável, com suporte a multitoque e dois botões “escondidos”, e retroiluminação do teclado. Outro ponto destacável é a possibilidade de usar as portas USB energizadas mesmo com o aparelho desligado.


Apesar da ausência de drive de DVD, quem comprar um Série 9 levará para casa também um gravador de DVD externo com o mesmo design de aço escovado preto. Ele pode ser conectado por uma das portas USB 2.0.

Outro ponto baixo do Série 9 é seu preço. Comparado com o MacBook Air, seu preço não é tão elevado, mas ter produtos da Apple como comparação não é muito positivo. O preço sugerido pela Samsung pelo novo Série 9 é de 4999 reais

Nenhum comentário: