terça-feira, 31 de maio de 2011

Skype instala código sem consenso do usuário




SÃO PAULO – Alguns usuários do Skype reclamam na rede que um crapware chamado “EasyBits Go” vem sendo instalado em suas máquinas sem permissão.

Na ocasião, o fato ocorre somente com usuários de sistemas Windows e não se trata de um arquivo malicioso.


O arquivo executável, chamado “easybitsgo.exe”, é legítimo e vem de uma empresa terceira chamada EasyBits, que produz aplicativos de games e tem suporte de diversas empresas como HP, Dell, Acer e Skype, além de outros.

O problema é que o arquivo se instala na máquina do usuário durante uma atualização, porém, sem que o mesmo autorize tal ação. Todavia, o Skype afirmou que o arquivo não instala e nem desinstala corretamente e está presente dentro do pacote de updates.

O Skype já identificou o problema e, em comunicado, afirmou que já está verificando o que aconteceu e que desativou o download do update até que o problema se resolva, mas não explicou como e por que este arquivo não-autorizado foi autorizado e incluído no pacote.

Além disso, mesmo após o comunicado do Skype, usuários enfrentam dificuldades para desinstalar o arquivo da máquina e precisam seguir as instruções compartilhadas com alguns sites e blogs especializados.

Comentário: Desde que a Microsoft assumiu o Skype, coisas estranhas vêm acontecendo, o que estar por trás de tudo isso?

3 comentários:

Anônimo disse...

o que devemos então fazer? Desinstalar este programa?

Danyel disse...

Necessariamente não, o máximo a fazer é entrar em contato com o site fabricante.

Danyel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.