sábado, 18 de junho de 2011

AMD demonstra APUs Trinity

Apesar de a AMD ainda não ter completado o lançamento de toda a sua primeira geração de APUs Fusion, o fabricante exibiu na Fusion Developer Summit a sua próxima geração de APUs, os Trinity, baseados na arquitectura Bulldozer. Com o intuito de aproximar os seus APU dos processadores Intel, principalmente no que toca ao desempenho de computação, visto os presentes APU já baterem os processadores Intel no que toca ao desempenho do seu IGP, a AMD prepara um segunda geração com lançamento previsto para 2012.

Na FDS a AMD exibiu um portátil equipado com a próxima de geração de APUs, durante a demonstração a AMD colocou o sistema a reproduzir um vídeo, que, apesar de não ser uma tarefa intensiva, demonstra que a plataforma já está operacional.

Os APUs Trinity conjugam a mais recente arquitectura x86 da AMD com a mais recente arquitectura gráfica. A AMD usou a arquitectura Bulldozer e a arquitectura VLIW4, uma reorganização dos clusters SIMD dos GPUs Radeon, utilizado nas placas gráficas Radeon HD6900.
De relembrar que os APU Trinity oferecem suporte para SSE4.1, SSE4.2, AVX e AES.

imagem

Nenhum comentário: