terça-feira, 21 de junho de 2011

BitTorrent e uTorrent são processados por quebra de patente

Processos judiciais envolvendo serviços de troca de arquivo estão longe de serem novidade, mas uma pequena empresa californiana chamada Tranz-Send Broadcasting Network conseguiu a proeza de inovar nesta questão. A companhia está acionando “empresas” como uTorrent e BitTorrent nos tribunais por conta de supostas infrações de direitos autorais e até aí tudo bem.

Mas no lugar de tentar fazer valer seus possíveis direitos sobre de downloads ilegais de filmes ou músicas, a empresa afirma ser dona da tecnologia de torrent e diz que o uso indevido de sua propriedade intelectual pelos serviços “lhe provocou incontáveis prejuízos”.

imagem


“Ao fazer, operar e manter seus serviços, BitTorrent infrigiu e continua a infrigir nossas patentes”, diz a companhia.

A Tranz-Send afirma que em abril de 1999 protocolou uma patente de “Distribuição Adaptativa de Protocolos para Distribuição de Arquivos de Mídia”, que só foi concedida em novembro de 2007 e descrevia um modelo de compartilhamento que envolvia um banco de dados de arquivos, um cliente de downloads e um servidor central.

Ainda que este modelo não seja exatamente o usado pelos serviços de Torrent, caberão a eles se defender das acusações diante de um tribunal. Até o momento os advogados da Tranz-Send não determinaram qualquer valor para sua possível indenização.


Comentário: Esperamos que os serviços do torrent não fiquem indisponíveis como ocorreu com o Limewire, confiamos que o problema se resolva o mais breve possível

Nenhum comentário: