O E5, da Nokia, é uma opção para quem vai comprar o primeiro smartphone. Tem acesso fácil a redes sociais, Wi-Fi e câmera razoável. Mas não espere muito mais. A tela é pequena e falta a sensibilidade ao toque. Seu grande problema é o sistema Symbian OS, praticamente morto desde que Nokia e Microsoft anunciaram acordo para disputar esse mercado. Mas o teclado Qwerty é macio e a bateria dura. O E5 pode ser encontrado por 379 reais (média para planos de 100 a 130 minutos).

Armado com um processador ARM 11 de 600 MHz, 256 MB de RAM e uma tela de 2,3 polegadas com 320 por 240 pixels, o E5 é um smartphone competente para executar as tarefas tradicionais de um dispositivo móvel. Ele apresenta um bom volume nas ligações, tem recepção de sinal na média e um teclado QWERTY físico bastante competente e confortável. Os problemas começam a aparecer na navegação web, tanto por 3G como Wi-Fi, pois a tela pequena torna a tarefa um tanto quanto árdua. A execução de aplicativos também é um problema. Mesmo com a Nokia ainda oferecendo alguns aplicativos para o Symbian OS 9.3, a oferta não é nada ampla.

Para não deixar o usuário na mão, o aparelho conta com apps para Facebook, Twitter, Bloomberg, Windows Live, MobileDeck (Notícias sobre diversos assustos), Busca de músicas por comando de voz, Real Player e Shazam. O E5 também traz uma versão do QuickOffice, que permite visualizar arquivos de Word, Excel e PowerPoint, mas não permite edição.

O player de áudio é equipado com o padrão: gerenciamento de biblioteca, equalizador e visualização de capa dos álbuns. Há também opção de reforço de graves e ativação do estéreo. A interface do player é bastante agradável e organizada, bem como o sistema de atualização da biblioteca. No entanto, não é possível editar informações dos arquivos, para corrigir nomes de álbuns e artistas, por exemplo. Os formatos suportados são MP3, eAAC, WMA e WAV. Para os vídeos o smartphone conta com o Real Player, que pode rodar arquivos MP4, H.263, H.264 e WMV.


O E5 não é um aparelho feio, mas chamaria mais atenção se a parte traseira e face frontal fossem feitas do mesmo material. A tampa é metálica, com acabamento em cinza, enquanto a frente é feita em plástico preto fosco. A remoção da traseira não é das mais simples, e é necessário remover a bateria para acessar os cartões SIM e microSD (modelo de 2 GB incluso). A porta P2 para fones de ouvido é localizada na parte superior do aparelho, entre o conector do carregador e a porta microUSB.

A câmera de 5 MP (2.592 por 1.944 pixels) tem controles básicos e qualidade pouco acima da média para a categoria. A gravação de vídeo, no entanto, está muito abaixo de modelos mais atuais e potentes. A captura na qualidade VGA (640 por 480 pixels) é feita a 15 quadros por segundo.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios