quinta-feira, 16 de junho de 2011

Google anuncia busca por voz em desktops



São Paulo - O Google anunciou ontem a incorporação da pesquisa por meio de voz em seu sistema de buscas para desktops. O recurso já funciona no aplicativo da empresa para smartphones.

Inicialmente, a função será lançado apenas para usuários do Chrome. Para ativá-lo, bastará clicar em um microfone localizado ao lado da caixa de buscas. Por enquanto, estará disponível apenas na versão em inglês do serviço.

O Google anunciou também a migração do Google Googles, serviço para smartphones que faz pesquisas em texto a partir de fotos, para os desktops.

Com isso, o usuário poderá buscar referências para uma imagem fazendo o seu upload ou incorporando sua URL. O serviço pode ser útil para identificar fotos de viagens antigas as quais o usuário não possui registros, por exemplo.

De acordo com comunicado postado pelo Google em seu blog, a pesquisa por imagens será lançada globalmente em mais de 40 línguas.

Além disso, o Google anunciou também o lançamento do Instant, recurso que permite fazer pesquisas em tempo real sem a necessidade de cliques, para o Brasil.

O Google é o serviço responsável por 89,45% das buscas realizadas pelos usuários brasileiros. O Bing, da Microsoft, aparece na segunda posição, com 5,61% do mercado. Os números são do relatório Hitwise.

Nenhum comentário: