quinta-feira, 2 de junho de 2011

Malware consegue driblar update da Apple

SÃO PAULO – Menos de oito horas após a Apple liberar a atualização de segurança contra os ataques do falso antivírus Mac Defender, o malware já conseguiu enganar o update.

De acordo com empresas de segurança, uma nova variação do Mac Defender foi criada para não ser identificada pela atualização da Apple e continua a se disseminar entre a máquina dos usuários.

A nova variação recebe o nome de “Mdinstall.pkg” e, de acordo com análises inicias, o arquivo foi desenvolvido especificamente para driblar o update da Apple e age de forma similar ao Mac Defender.

A atualização da Apple inclui ferramentas de quarentena, remoção, anti-malware e verificação de arquivos baixados pela internet e e-mail. Porém, o update funciona somente na recente versão do sistema Snow Leopard 10.6.7, outras versões do Mac OS X aparentemente não estão cobertos.
A Apple afirmou ao site Mac Rumors que está ciente dessa nova variação e que já está verificando uma forma rápida de evitar que a praga continue a se disseminar.

O falso antivírus Mac Defender e suas variantes haviam sido identificados em maio, mas a Apple somente liberou uma correção ontem (01). O malware se portava como um programa de proteção legítimo e baixava na máquina do usuário quando o mesmo clicava em um link infectado, resultado de buscas no Google Images.




Comentário: Não gostaria de tirar nenhuma conclusão precipitada, mas hão de convir, que para fabricação de tecnologias a apple é ótima, mas no ponto de vista de segurança será que é tão boa assim?

Demorar quase um mês para disponibilizar uma atualização e não ser capaz de barrar um falso anti-vírus.


Particularmente acho isso uma vergonha.

Nenhum comentário: