quarta-feira, 8 de junho de 2011

Robô cozinheiro do MIT prepara biscoitos

São Paulo – Coordenar olhos, movimentos, força e intensidade de gestos e localização de objetos são tarefas simples para pessoas – mas exigem um grande esforço quando o assunto são robôs.

Não para as máquinas, mas sim para os programadores que devem coordenar todas as nuances de uma extensa lista de tarefas envolvidas no preparo de uma simples travessa de biscoitos.

No Massachusetts Institute of Technology, os pesquisadores parecem ter conseguido vencer esses obstáculos e programado o robô PR2 para preparar, do zero, uma fornada de cookies de chocolate.

O pesquisador  Mario Bollini escreveu os códigos para o robô. O primeiro passo é examinar a mesa com um scanner a laser e uma câmera para localizar a travessa e a manteiga. Todos os outros ingredientes também são identificados por cor e tamanho. O PR2 já adiciona e mistura com perfeição farinha, açúcar e manteiga, sem respingar, e coloca gostas de chocolate na massa, além de colocar pequenas doses na assadeira.

Atualmente, a programação está voltada para a última etapa: abrir o forno e arrumar espaço na bancada. Até o mês que vem a equipe do MIT promete fornadas completas, feitas do zero e assadas pelas mãos do robô.

Nenhum comentário: