imagem

K tem mesmo poder de processamento de 1 milhão de desktops

O supercomputador K, criado pelas empresas japonesas Fujitsu e Riken, é considerado o computador mais rápido do mundo, de acordo com o ranking divulgado hoje durante a Conferência Internacional de Supercomputadores (ICS 2011), realizada em Hamburgo (Alemanha). O ranking considera a velocidade de processamento da máquina.
De acordo com os fabricantes, em sua atual configuração, o K é composto de 672 racks equipados por 68.544 unidades de processamento (CPUs). Com isso, é capaz de processar 8,162 petaflops ou 8,2 milhões de cálculos por segundo. Para efeito de comparação, o poder desta máquina equivale ao de 1 milhão de computadores de mesa.

O supercomputador ainda não está pronto. Os dois fabricantes investirão para que ele tenha, no total, 800 hacks para abrigar CPUs. Ele deve ficar pronto até novembro de 2012, quando participará do projeto Infraestrutura Computacional de Alto Desempenho (HPCI, na sigla em inglês), iniciativa liderada pelo governo do Japão. Ele ajudará em pesquisas sobre o clima, metereologia e prevenção de desastres.

Segundo os fabricantes, o conjunto de hardware somente não seria capaz de alcançar o primeiro lugar no ranking dos supercomputadores. O feito se deve à grande interconexão entre todas as CPUs e do software que controla todas elas, de modo a extrair toda a capacidade de processamento do supercomputador. O conjunto completo gasta 9,89 megawatts de energia, equivalente à energia usada para abastecer 10 mil casas.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios