São Paulo – Pesquisadores argentinos anunciaram a criação da primeira vaca transgênica a possuir dois genes humanos capazes de codificar proteínas presentes no leite materno.

A bezerra Rosita ISA, da raça Jersey, nasceu em 6 de abril; quando for adulta, deve produzir leite com características mais próximas às presentes no leite gerado por humanas.

Pelo menos, é isso o que esperam os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e da Universidade Nacional de San Martín, em Buenos Aires.

A equipe liderada por Germán Kaiser e Nicolas Mucci, do INTA, e Adrián Mutto, da UNSAM, utilizou engenharia genética para construir células transgênicas da vaca. Eles conseguiram  colocar dois genes humanos em apenas um local do genoma bovino. Isso significa que as duas proteínas são expressas juntas e somente na glândula mamária durante o período de lactação.

Essas células transgênicas passaram por um processo de clonagem, e os embriões obtidos foram transferidos a vacas receptoras. Em abril, uma equipe chinesa havia anunciado o mesmo feito, porém a sua vaca contém apenas um gene ligado á produção do leite - e não dois, como a dos pesquisadores argentinos.

As proteínas humana lactoferrina e lisozima, agora presentes no material genético de Rosita ISA, têm funções antibacterianas e que ajudam a regular o sistema imunológico. Normalmente, o leite de vaca quase não contém lisozima, e a atividade da lactoferrina é especifica de cada espécie.

O feito não significa, no entanto, que o leite da vaca será idêntico ao humano. Os anticorpos produzidos pela mãe, por exemplo, e que são transmitidos ao bebê durante a amamentação, não são produzidos pela vaca. A pesquisa com a Rosita ISA visa auxiliar a nutrição, e não substituir o aleitamento materno.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios