quinta-feira, 14 de julho de 2011

Americana quer colocar câmera no lugar do olho



Tanya Marie Vlach é uma americana que perdeu o olho esquerdo em um terrível acidente de carro em 2005.
Agora, ela quer transformar a perda em uma espécie de experimento, e lançou um projeto para criar uma câmera ocular.
A ideia “Grow a New Eye” foi colocada no KickStarter, uma plataforma que permite que doações sejam feitas via web. Apesar do nome, o objetivo não é exatamente “Criar um novo olho”, uma vez que a informação da câmera não poderia ser ligada no cérebro de Tanya.

O objetivo é uma câmera que possa implementar realidade aumentada à sua prótese, e a jovem calcula que sejam necessários US$15 mil para a primeira fase. Idealmente, a câmera teria bluetooth, controle remoto, Firewire, USB e Mini HDMI, transmissor wireless, zoom, qualidade SD e 720p HD.
Em sua explicação, Tanya diz que, desde o acidente, vem postando em seu blog, o One-Eyed, sobre novas tecnologias que a ajudariam a recuperar a visão. Ela então imaginou algo meio meio sci-fi e mandou a ideia ao fundador da Wired, Kevin Kelly. Ele espalhou a notícia e, de repente, ela passou a receber centenas de propostas de engenheiros de todo o mundo.
É claro que um projeto como este não pode lhe devolver a visão imediatamente. Mas é um primeiro passo- um KickStarter. Curiosamente, o projeto que pode torna-la meio ciborgue é baseado em uma das qualidades mais humanas – a esperança.

Nenhum comentário: