Baterias do MacBook podem ser hackeadas

by Danyel Willian | 23:30 in |


São Paulo – Um pesquisador identificou uma falha nas baterias dos MacBooks que permite a realização de ataques através dessa brecha.
Charlie Miller é o principal pesquisador da empresa de segurança Accuvant e é bastante conhecido também por gerar diversos ataques no iPhone e Macs e foi o responsável por identificar esta falha nas baterias do MacBook.
Segundo Miller, ele descobriu uma forma de desabilitar permanentemente a bateria da máquina, bem como também afirmou ser possível sequestrar o computador remotamente ao manipular o firmware de um dos chips que fornece energia ao MacBook.
Em entrevista ao jornal The Register, Miller afirma ser possível realizar qualquer modificação no software que roda na bateria. “Também percebi ser possível destruir o chip para que não funcione mais. Não é possível recuperá-lo. Não tem nem como acessar a genius bar”, apontou.
A falha faz parte da decisão da Apple de embarcar as baterias no MacBook sem alterar a senha necessária para executar as atualizações ou para realizar alterações nos controladores incorporados (que gerenciam a voltagem, corrente, entre outras propriedades).
Desta forma, Miller conseguiu reprogramar o firmware da bateria, travando o componente, exigindo que o sistema operacional fosse reinstalado ou no pior dos casos fazendo com que a máquina queimasse ou explodisse.
O pesquisador ainda afirmou que se há uma forma de levar o firmware a explorar esta vulnerabilidade no sistema operacional, o hack da bateria poderia abrir brechas para falhas no sistema que persistem mesmo após a limpeza ou reinstalação do Mac OS X.
O detalhamento da descoberta de Miller será apresentado por ele durante a conferência de segurançaBlack Hat, que ocorrerá no próximo mês, nos Estados Unidos.
De acordo com Miller, a Apple já foi notificada de sua descoberta, mas ainda não se manifestou. O pesquisador também afirmou que nessa apresentação ele irá fornecer uma ferramenta que corrige a vulnerabilidade ao mudar as senhas padrões que já vêm embarcadas nos MacBooks.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios