quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jovem que vendia animal no Orkut é preso


São Paulo - O tráfico de animais silvestres usando a rede social Orkut como ponto de comercialização e os Correios para envio do "produto".
Esse foi o esquema descoberto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que prendeu Rafael Denne Gomes de Medeiros, de 22 anos.
O jovem fazia toda negociação dos animais a partir da cidade de Currais Novos, distante 180 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. As investigações feitas pelo Ibama apontaram que o Orkut era usado tanto para oferecer animais já capturados como para "receber encomendas".
Durante as investigações, os fiscais do órgão chegaram a interceptar duas remessas com 18 animais, sendo sete iguanas, dois sapos, duas cobras e sete lagartos, que estavam sendo enviados pelos Correios para diferentes destinatários.
Na casa de Rafael Denne, onde o jovem morava com os pais, foram encontrados animais exóticos, e até mesmo uma tartaruga tigre d'água. O rapaz também criava jiboias, jabutis e macacos. No primeiro depoimento, ele afirmou que todos os bichos "são de estimação". Os fiscais do Ibama investigam se há relação desse tráfico de animais com redes de biopirataria.

Nenhum comentário: