terça-feira, 26 de julho de 2011

Mozilla criará sistema operacional aberto


São Paulo - A fundação Mozilla anunciou em seu blog que criará um sistema operacional aberto. Chamado B2G (Boot to Gecko), ele hospedará aplicativos e documentos na nuvem, similar ao Chrome OS, mas será voltado para smartphones, tablets e outros portáteis. Segundo Andreas Gal, pesquisador da Mozilla, “o projeto ainda está no início”.
O objetivo da Mozilla com o B2G é criar um sistema operacional completo, aberto e independente. Além disso, a fundação quer dar suporte aos desenvolvedores para criarem apps iguais aos nativos do iOS, Android e Windows Phone7.
Apesar de parte do B2G usar o sistema Android, a plataforma da Mozilla poderá vetar aplicativos do sistema do Google.
Além dos serviços remotos, a Mozilla quer incluir telefonia, SMS, câmera, porta USB, conexão Bluetooth e tecnologia NFC, que possibilita até pagamento pelo celular.
O código fonte do sistema operacional será compartilhado entre os colaboradores do projeto. Ontem, grupo de discussãocom tópicos sobre o SO foi ao ar.
Comentário: Acho interessante que surjam novas empresas dispostas a investir no software livre num mercado tão competitivo como o Tablets e celulares.
Da mesma forma que o Mozilla é considerado bom como navegador e e-mail tenho certeza desempenhará suas funções como Sistema Operacional.

Nenhum comentário: