quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto de Ônibus Hacker obtém renda na web

eprodução
São Paulo – A ONG Transparência Hacker obteve fundos através do site de crowdfunding Catarse para a criação de seu Ônibus Hacker.
O projeto entrou em sua fase final de financiamento através do Catarse, site para financiamento compartilhado de projetos que arrecada as doações, e já obteve mais de R$ 47 mil (7 mil além do estimado pela ONG). Pela previsão da ONG o ônibus deve sair do papel entre o final deste ano e início de 2012.

Os idealizadores pretendem reformar um ônibus antigo e parar em pequenas cidades, convidando moradores a exporem os problemas do local para que então o projeto possa auxiliar oshabitantes a cobrar e debater com o governo por melhorias através da tecnologia.
“A invasão hacker é isso. Vamos chegar e tomar a cidade de assalto. Vamos fazer ao mesmo tempo oficinas de Lei, oficina de software livre, oficina de audiovisual, vamos discutir em praça pública, organizar debates com as comunidades locais, criar blogs, auxiliar como a escola pública pode usar internet. Ou seja, invasão total e absoluta. Quando as pessoas percebem que são capazes de fazer sem pedir permissão para alguém, isso é um avanço que o Ônibus Hacker quer trazer”, afirma Pedro Markun, um dos colaboradores e fundadores da ONG Transparência Hacker.
O ônibus será adaptado para receber uma equipe de até 16 hackers, rede elétrica para suportar os equipamentos ligados como notebooks, e será equipado com webcam, GPS e conexão 3G, para garantir a mobilidade e acompanhamento à distância do projeto.
Formada em 2009, a ONG Transparência Hacker é um espaço para que indivíduos dos mais variados perfis proponham e articulem ideias e projetos que utilizem a tecnologia de forma criativa para fins de interesse da sociedade. 

Nenhum comentário: