quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Contrabandistas presos com filhote de Gorila



Crueldade é palavra que melhor define o contrabando de animais – tirados do seu habitat e transportados/mantidos em péssimas condições.

Ainda bem que a história a seguir teve um final feliz =)
Um bebê gorila com menos de um ano foi encontrado na África depois de ter sido capturado por contrabandistas.

Esta semana, a ONG Mountain Gorilla Veterinary Project (MGVP) divulgou imagens do filhote. Ele estava gripado (com tosse e nariz escorrendo), cansado e assustado quando os veterinários o encontraram na delegacia de polícia da cidade de Gisenyi, em Rwanda..

No domingo, os homens que o sequestraram haviam sido presos e confessaram ter capturado o animal no Parque Nacional Virunga, no país vizinho, a República Democrática do Congo. Eles o mantinham a uma semana, alimentando-o com bananas e cana de açúcar.

O pequeno macho faz parte de um grupo super ameaçado de extinção – o dos Gorilas da Montanha. Existem apenas 786 indivíduos vivendo na natureza, todos na África Central. Desses,  480 moram  na área que integra o parque Virunga, o Parque Nacional Volcanoes, em Rwanda, e o Parque Nacional Mgahinga, em Uganda. O restante vive em outro parque nacional, o Bwindi Impenetrable, também em Uganda.

O bebê gorila agora passa bem. Segundo os veterinários, ele em breve voltará ao seu habitat original. Antes, porém, deve passar por uma área de auxílio a gorilas órfãos aonde, no momento, existem outros quatro filhotes.
Veja, abaixo, as fotos dos veterinários resgatando o bebê gorila.

Nenhum comentário: