Serpro descarta apagão de TI durante a Copa

by Danyel Willian | 23:41 in |


Rio de Janeiro – O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, descartou hoje (2) a possibilidade de um colapso tecnológico e de transmissão de dados durante os grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“Nós temos uma rede de telecomunicações sem fio, tanto da telefonia celular, da possibilidade de 'iluminação' de vários ambientes. Estaremos 'iluminando' agora, no mês que vem, grande parte da cidade de Brasília. Estamos mostrando que isso tudo é possível. Não creio em colapso”, disse.
A declaração foi feita durante o seminário Tecnologia da Informação e Comunicação na Copa e Jogos Olímpicos. Segundo Mazoni, o foco do Serpro é atender melhor ao cidadão brasileiro e, por isso, os eventos servirão de teste para que a qualidade dos serviços apresentados aumente. Ele lembrou que esse salto de qualidade dependerá da articulação dos serviços com a estrutura das redes de telecomunicação já desenvolvidas.
O presidente do Serpro disse ainda que o Brasil está preparado para atender às demandas que esses eventos geram. “Em termos de absorção tecnológica, não devemos nada a nenhum país do mundo. Estamos no top da utilização das tecnologias. Alguns investimentos devem ser feitos. Mas nós temos conhecimento e dominamos a tecnologia. Eu me sinto bastante seguro com a realização desses eventos no Brasil, pela questão tecnológica.”
O especialista em Regulação da Gerência de Engenharia do Espectro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agostinho Linhares, referendou as declarações de Mazoni e disse que, em 2014, a tecnologia 4G, que ainda não está disponível no Brasil, poderá ser usada pela população e pelos visitantes. “A Anatel tem um grupo de trabalho específico para atender a grandes eventos. Num futuro próximo, terá um leilão de novas faixas de frequência para atender à tecnologia 4G, que está chegando ao Brasil, e que terá novas posições orbitais para ter novos satélites para atender o Brasil”, disse.
No último mês, o governo federal anunciou que serão feitos investimentos de pelo menos R$ 200 milhões para garantir conexões de internet de até 100 megabites por segundo (mbps), nas 12 capitais que abrigarão o próximo Mundial de futebol.

Comentário: Realmente não descarto a possibilidade de um fenômeno natural que venha causar prejuízo num aspecto material, o Brasil deve estar munido de ferramentas para se precaver.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios