sexta-feira, 12 de agosto de 2011

USB 3.0 poderá fornecer 100W de energia



São Paulo – A próxima geração USB 3.0 poderá prover até 100 watts de energia para dispositivos, permitindo aos usuários carregar seus principais gadgets sem a necessidade de uma fonte própria.

A organização “USB 3.0 Promoter Group”, responsável por especificar a tecnologia, anunciou que o novo padrão irá permitir que portas USB 3.0 forneçam energia e recarreguem dispositivos eletrônicos como notebooks e PCs. Além disso, também seria compatível com dispositivos USB 2.0.

O modelo de portas USB 3.0 foi estabelecido em 2008 e promete transferência de dados até dez vezes mais veloz que o padrão anterior (USB 2.0), com velocidades que chegariam a 5 Gbps para componentes compatíveis.


Também será possível manter as correntes e voltagens em até 900mA em 5V com uma carga máxima de energia em 4.5W. Estes valores chegam a ser o dobro da energia máxima das portas USB 2.0.


Como as novas especificações do USB 3.0 elevam sua potência energética em até 20 vezes com relação ao USB 2.0, isto significa que uma ampla quantidade de produtos poderão ser abastecidos pelas portas como monitores, luminárias de mesa e até notebooks.


Desta forma, se for adotada como principal conector de energia para produtos como um notebook, as portas USB 3.0 poderiam até mesmo substituir entradas proprietárias para fontes de energia.


Segundo a organização responsável pelo USB 3.0, o novo padrão estará pronto para avaliação da indústria até o final de 2011 e estará preparado para liberação aos fabricantes em meados de 2012.

Nenhum comentário: