quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Apple troca chips da Samsung pela TSMC




São Paulo – As disputas judiciais entre Apple e Samsung acabaram com a principal relação comercial entre as duas empresas na produção de processadores.

A Samsung é o principal provedor de tecnologias para a Apple, fabricando itens como memória e os processadores A4 e A5, que equipam o iPhone 4 e iPad 2, respectivamente.


No início do ano, a Apple já havia sinalizado que poderia contratar outra empresa para fabricar seus futuros processadores, principalmente devido a acusações de vazamento de informações sobre produtos da Apple por funcionários da Samsung.

E agora, segundo o Digitimes, a Apple chegou a um acordo com a taiwanesa Taiwan Semiconducter Manufacturing Company (TSMC) para a fabricação de seus próximos chips A6, que poderiam equipar os futuros iPad 3.

Atualmente a Apple utiliza chips desenhados por ela e fabricados pela Samsung com uma tecnologia de 45 nanômetros. Porém, o próximo processador A6, aguardado para 2012, deverá ser fabricado em 28 nanômetros pela TSMC e trará suporte a tecnologias 3D e será baseado na arquitetura ARM.

O problema, no entanto, é que a TSMC possui menos capacidades técnicas e limites de produção que a Samsung, e necessitaria da ajuda das empresas Siliconware Precision Industries (SPIL) e Amkor Technology para que consiga atender a demanda da Apple.

E enquanto isso, a batalha judicial entre Apple e Samsung prossegue. Nesta segunda-feira a Samsung entrou com uma ação contra a Apple na Austrália por violar sete patentes de tecnologia wireless. As duas empresas travam uma batalha por patentes na justiça desde abril deste ano. Até o momento nenhuma das ações foi julgada definitivamente.

Nenhum comentário: