terça-feira, 11 de outubro de 2011

CPqD atualiza índice de cidades digitais

São Paulo – O CPqD, instituição com foco na inovação em TICs, anunciou que atualizará um índice que mostra o nível de digitalização dos municípios brasileiros.

Uma das novidades desta edição do Índice Brasil de Cidades Digitais é a possibilidade de cadastrar o município previamente. O formulário pode ser preenchido pela internet pelo gestor público ou o responsável pela área de TI da prefeitura.


O índice é uma criação da Momento Editorial em parceria com a Fundação CPqD. Além de mostrar o nível de digitalização das regiões avaliadas, o índice coleta dados de iniciativas digitais bem sucedidas e experiências que podem ser compartilhadas por outros municípios.

Há nove categorias que pontuam as 75 cidades: presença de equipamentos primários; acesso público à internet; cobertura geográfica; acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; banda; serviços públicos e privados; integração de serviços públicos; integração de comunidades e novo espaço público e integração de cidades, estados e países.

Todas as cidades que enviam os dados para o Índice Brasil de Cidades Digitais recebem um certificado de participação. As 10 primeiras colocadas participam de um evento e ganham um troféu. Veja o atual Índice Brasil de Cidades Digitais.

As 10 primeiras colocadas no atual índice são as cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Ibirapuitã (RS), Jundiaí (SP), Campinas (SP), Santos (SP), São Carlos (SP), Tarumã (SP), São Paulo (SP) e Tauá (CE).

Nenhum comentário: