sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Central das Emoções - Motivação Pessoal



Não preciso ser nenhum especialista para dizer que a mente ou o córtex cerebral é o responsável por gerenciar nossas emoções e sentimentos. 

No atual modelo capitalista que vivemos a educação não está centrada a desenvolver uma capacidade de pensar, raciocinar e semear ideias. No atual modelo, estamos despreparados para passar por perdas, frustrações, melancolias, medos, rejeições e todos os sentimentos que nos perturbam.

Não prego uma verdade, mas posso dizer que a base da educação deve cuidar da saúde mental de cada individuo, deve instigá-lo a ir além, deve lhe propor o questionamento de algo, a pensar de forma diferente, a criticar algo que lhe parecer errôneo, a defender de seus ideais, pois só dessa forma estará exercendo o papel da liberdade. 

É preciso gerenciar a mente a fim de lutar diante das dificuldades e persistir mesmo que tudo dê errado. Se Abraham Lincoln tivesse desistido não teria sido o 16º Presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Ele foi derrotado em inúmeras eleições; abriu empresas e não prosperou, mas enfim, conseguiu vencer por que não desistiu de seus ideais. Seu córtex cerebral não cedeu às derrotas, mas desenvolveu a capacidade de pensar, e o mais importante: sonhar e nunca desistir.

Quanto a nós, espectadores e leitores, será que vamos desistir quando as batalhas da vida nos sufocarem ou lutaremos por nossos ideais e as venceremos?

Autor: Danyel Willian

Nenhum comentário: