sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Importância do Desenvolvimento de Software Seguro




É importante que o software seja desenvolvido com segurança, a fim de diminuir o número de vulnerabilidades, que a cada ano vem crescendo. Para tanto, os requisitos de segurança da informação precisam ser incorporados em cada etapa do desenvolvimento, desde, o início do desenvolvimento de software até a etapa de implantação, pois quanto mais cedo forem identificadas as vulnerabilidades, menores serão os gastos no projeto, sendo de suma importância que os níveis de segurança de um produto sejam mensurados de acordo com o risco que apresenta. 

No desenvolvimento do software é importante conhecer as vulnerabilidades de cada etapa do desenvolvimento para que as ameaças iminentes possam ser removidas da forma mais célere possível, eliminando assim os riscos da má gestão de custos e da descoberta de vulnerabilidades já na finalização do software. Quando a empresa sofre essas ameaças (ataques ou tentativas de ataques) é importante coletar as situações anteriores, a fim de que, os dados possam ser analisados sempre que um novo sistema for desenvolvido. 

Como já dito, os níveis de segurança alteram de acordo com o âmbito de negócio que a empresa possui, logo é importante é importante reunir os *stakeholders para propor quais serão os critérios de avaliação para a implantação da segurança e quais serão os níveis de segurança.

Para que os problemas no desenvolvimento de softwares sejam atenuados, é preciso adotar padrões de códigos, normas e manuais de segurança a fim de que se possam evitar erros no código fonte, além da etapa de testes que será muito importante a cada nova implementação de levantamento de requisitos.

*stakeholders - parte interessada ou interveniente.


Autor: Danyel Willian

Nenhum comentário: