terça-feira, 24 de setembro de 2013

Carro com piloto automático: quem irá ganhar esta corrida?

São muitas empresas interessadas em ganhar a corrida pelo posto de primeira empresa a construir um carro autônomo, ou simplificando, o carro que se dirige sozinho. Google, Nissan, Tesla Motors e a Daimler. Não há dúvidas, quem for o primeiro a conseguir automatizar um carro conseguirá marcar o nome na história e terá toda a atenção da imprensa. “Muito além da importância histórica, em termos de acidentes esta tecnologia também será muito importante. Como os carros serão programados para obedecer leis do trânsito e terão sensores com outros automóveis, a possibilidade de acidentes serão praticamente eliminadas” – comenta Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus.

Acompanhe o que cada empresa tem planejado para o aguardado carro autônomo:

Google: O Google já possui um carro que se dirige sozinho, é o caso do carro que faz o mapeamento para o Google Street View. Porém este carro precisa que alguém o controle pela internet e este não é o que se deseja para um carro que se dirige sozinho. O automóvel autônomo possui uma espécie de inteligência que consegue determinar para onde o usuário deseja ir, qual o melhor caminho e também interage com a rua e os outros carros durante todo o trajeto. Este carro está em fase de testes na Califórnia e já alcançou os 300 km rodados. O carro está sendo produzido em parceria com a General Motors.


Imagem: General Motors


Nissan: A Nissan, no entanto, já acredita que o seu carro autônomo estará nas ruas em 2020. Porém, ela espera que no fim deste ano o carro-teste já esteja nas ruas da Califórnia (onde esses carros são permitidos por lei de circular nas ruas). O sistema de auto-condução da Nissan inclui uma câmera 360º que filma tudo ao redor do carro e possui scanners para evitar acidentes. Além disso, o seu computador funciona junto com o GPS, porém um não depende do outro, segundo a Nissan, todas as informações que o carro precisa para funcionar está a bordo dele.
Imagem: Nissan Motors

Daimler: Na última semana, o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, se apresentou no Salão do Automóvel em Frankfurt sentado no banco de trás de um Mercedes-Benz S 500, um carro inteligente. Todos acreditavam que era algo normal, até ver que não havia nenhum motorista. Durante o verão europeu, este carro já percorreu cerca de 100 quilômetros de forma totalmente autônoma. Este veículo da Daimler é repleto de sensores e fica conectado 24h a internet, é como um smartphone, só que é um carro.

Imagem: Reprodução/Internet


Tesla: Já a Tesla é uma empresa relativamente nova (2003) e possui sede na cidade de Palo Alto, na Califórnia. O CEO da empresa, Elon Musk, é bem mais ambicioso que a Nissan e prometeu o carro autônomo para 2016, ou como ele prefere dizer, carro com piloto automático. A equipe está sempre adquirindo mais engenheiros e consta como um dos favoritos à vencedor da corrida para a invenção do primeiro carro autônomo.

Imagem: Tesla Motors


E você, ansioso para o lançamento do carro autônomo?

Nenhum comentário: